Como cultivar a piteira-do-caribe?
A Piteira do Caribe é uma planta muito resistente e se adapta bem em clima equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical. É nativa da Antilhas e México e o seu nome científico é agave angustifolia. O seu crescimento pode chegar até um metro e meio de altura, no formato arredondado que chama atenção em qualquer ambiente. O tronco da Piteira é curto mede cerca de 25 a 30 cm de diâmetro e composto por várias folhas cumpridas em forma de espada. Contudo, essas folhas se destaca por ter o centro na cor verde e as bordas na cor branca. Porém, nelas contém pequenos espinhos que pode ferir se caso alguém o tocar. Por isso o cultivo dela deve ser feito em locais mais isolados pra não correr o risco de alguem mexer e se ferir com ela.

piteira do Caribe
Cultiva-se a agave em canteiros acompanhada com gramas de várias variedades. Sendo assim, as mais comuns são: a grama batatais, grama esmeralda, grama preta e a grama amendoim. Essas são a gramas que a Piteira do Caribe se destaca muito bem e são plantas que requer quase os mesmos cuidados assim como a cycas revoluta. No entanto, todas essas aqui citada, pode cultivar em ária de sol pleno ou meia sombra. A piteira é uma planta rústica, por isso, a mesma não exige muito do solo, basta ser fértil, rico em matéria orgânica e ter boas condições de drenagem. Ela não tolera solo encharcado. Portanto, o ideal é fazer a rega apenas duas vezes na semana, logo nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Dessa forma, ela crescerá com as folhas lindas e saudáveis

floração da Piteira do caribe
pode ocorrer de 9 a 10 anos quando a planta ja está adulta. Portanto, a inflorescência pode chegar de 3 a 4 metros de altura numa hastes no meio da planta com flores brancas ou amarelas. Após a sua floração a planta morre.
Propagação da agave angustifolia
É por brotos formado nas hastes florais e também mudas que nasce em volta da planta mãe

Pragas e insetos
Sabemos que as pragas e insetos é um terror em diversas plantas. Mas, na Piteira do Caribe esses vilões não chegam nem perto. Então, quanto a isso não precisa se preocupar.
Adubação
Pode ser feito a cada doze meses com o adubo NPK 10-10-10 em volta da planta.
Poda da agave angustifolia
Em agaves não é preciso fazer a poda. Apesar que as pessoas costumam cortar as folhas inferiores, tirando da planta o seu formato natural e a sua beleza.
Acho essa planta muito linda.