
A maria-sem-vergonha é uma planta da família balsaminaceae originária de Zanzibar. “(África.)” Conhecida cientificamente como. “(Impatiens-walleriana.)” Essa espécie tem as flores em diversos tons de cores. sendo; rosa, vermelha, branca e laranja. Portanto, usa muito por proporcionar uma decoração espetacular em vários ambientes. Ela também é conhecida; beijinho, avenca, venca ou beijo-turco.
Beijinho, avenca, venca ou beijo-turco.
Por ser uma planta que as folhas e as flores é muito delicadas, a avenca se adapta muito bem em locais sombreados. Sendo assim, siguinifica que, jamais pode cultivá-la em um ambiente onde recebe luz solar diretamente.

O crescimento do beijinho é muito rápido, podendo atingir de 30 a 60 centímetros de altura, e a proliferação da espécie é considerada uma boa característica no fato de bons resultados na formação de canteiros. Além disso; se o cultivo estar sendo feito em um local apropriado e recebendo todos os cuidados necessários, com certeza o jardim vai ter flores o ano todo.
Entretanto; é de suma importância observar o local se o mesmo recebe uma boa lumiosidade indiretamente. Observar também se o solo é rico em matéria orgânica pra que possa oferecer os nutrientes necessários que o beijo-turco precisa. Dessa forma; ele irá crescer saudável, sem nenhum problema .
Beijo-turco

Cultivo em ambientes internos ou externos.
Usa-se essa planta em canteiros ou até mesmo em vasos. O cultivo pode ser em ambientes internos ou externos. Então, por esse motivo é uma das plantas mais procurada pra decoração.
Desde já; deixo claro que mesmo com todos os cuidados, os caules do beijinho com o passar do tempo vão ficando enfraquecidos e cai para os lados, principalmente nas laterais do jardim. Não se preocupe com isso! Quando acontecer, faça a poda sem exagero, corte somente os galhos que cederam. Posteriormente, esses galhos vão servir para formação de muda pra fazer a replanta. Desde que, estejam em boas condições.
Como formar muda da Maria-sem-vergonha?
Não parece. Mas é bem simples! A princípio, basta cortar o caule e colocar a parte cortada num recipiente com água, e deve cobrir uns três centímetros da ponta do galho. Lembrando que a água deve ser filtrada e sem nenhum tipo de mistura. A troca da água deve ser feita duas vezes na semana. Sendo assim; vai garantir que não se contamine com algum tipo de fungos que atrapalhe no desenvolvimento da muda. Após isso, só aguardar o enraizamento do Caule que é de dez a quinze dias. Por fim, fazer a replanta e seguir com os cuidados.

Essa planta não suporta muito frio ou geadas. por isso não é recomendado o cultivo dela em regiões sul do Brasil
Rega e adubação da Maria-sem-vergonha
Pra que essa planta tenha um bom desenvolvimento o recomendado é regar todos os dias, logo pela manhã. A adubação pode ser feita a cada sessenta dias, com o NPK 10-10-10 ou esterco animal. lembrando que não pode usar os dois adubos juntos, deve usar um ou outro. Com isso, ja é suficiente pra garante todos nutrientes que a planta necessita
Controle de pragas da planta.
Uma das coisas mais importantes que devemos estar atento no cultivo da Maria-sem-vergonha, assim como também em outras plantas. É sobre infestação de pragas e insetos que na maioria das vezes é um terror. Devemos sempre estar inspecionando pra que não venha acontecer! Mas, se notar a presença desses vilões, é preciso imediatamente tomar uma providência em combater, caso contrário o jardim vai estar correndo um grande risco.
Em vários comércios principalmente em floricultura, encontra insumos para combater esses indesejáveis.
Maria-sem-vergonha

Com essas dicas tenho certeza que você vai querer aproveitar aquele espacinho que tem no quintal da sua casa pra cultivar um belíssimo jardim.
Veja também. Orquídea phalaenopsis branca