Babosa (aloe Vera)

A babosa é uma planta medicinal bem conhecida por oferecer diversos benefícios. Além disso, é muito linda e qualquer pessoa pode ter em casa. Portanto, nesse artigo vou falar sobre os benefícios que ela nos oferece e também sobre seu cultivo. Vamos lá?

Seu nome científico é aloe vera de origem africana, da família xanthorrhoeaceae. Diversas pessoas acham que essa planta serve apenas para o tratamento do cabelo e da pele. Mas, não é só isso. Ela também serve no tratamento de vários problemas de saúde, como: dor de cabeça, dor muscular, inflamação, prisão de ventre, problemas digestivo, anemia, gripe, queimaduras, feridas e também como calmante e outros. Por isso, o seu cultivo é de grande importância. Vale lembrar, que se caso tenha dúvida sobre o uso da babosa procura um médico.

Essa plantinha não precisa de muita atenção, pois requer poucos cuidados no seu cultivo.

Babosa (aloe Vera)
babosa. Aloe vera

Vamos aprender a plantar e cultivar a babosa?

A princípio, vamos precisar de uma vaso. Pode ser de plástico, barro ou se preferir também pode usar o de cerâmica. desde que ambos tenha os furos no fundo pra uma boa drenagem da água. O tamanho do vaso pode ser de 25 cm de profundidade por 20 cm de diâmetro.

Adicione a terra no vaso, abra uma cova de acordo a sua raiz, acomoda a planta e delicadamente aperta com os dedos o substrato pra que a muda fica fixa e não corra o risco de cair para os lados. Por fim fazer a rega e seguir com os cuidados.

cuidados com a aloe vera

Ela se desenvolve bem em local de sol pleno ou meia sombra. Mas, caso deseja cultivá-la dentro de casa, escolha um local onde bate sol por pelos menos de 7 a 8 horas por dia. Com isso, ela terá um bom crescimento. A rega pode ser feita uma a duas vezes na semana, sem exagero pra que a terra não fique encharcada.

Adubação

No entanto, quando se trate de adubação, a babosa não é tão exigente quanto a isso. Basta realizar duas a três vezes no ano com húmus de minhocas ou esterco de gado. Sendo assim, é o suficiente no seu cultivo. Mas, se preferir pode fazer o uso do adubo NPK 10-10-10 que também vai oferecer os nutrientes que a babosa precisa

Poda

Apenas retire as folhas que estiverem ruins. Com isso evita possíveis infestações de pragas e insetos. Essa planta não precisa de poda com frequência, até mesmo para não atrasar o seu crescimento.

Veja também. Érica roxa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *