Dicas importante sobre a árvore-da-felicidade.
Já pensou em ter um lindo vaso de planta na sala da sua casa ou no seu escritório? Nesse artigo vou falar da árvore-da-felicidade. Talvez você ja tenha visto um vaso com esse arbusto, mas não tem conhecimento sobre ele pra cultivar na sua casa ou escritório. Toda planta requer atenção, por isso vou falar quais os cuidados básicos com essa planta.

Árvore da felicidade “macho.”
É conhecido cientificamente como; polyscias guilfoylei.

Árvore-da-felicidade
Árvore da felicidade “fêmea”
É conhecido cientificamente como; polyscias fruticosa.
A árvore-da-felicidade é originária da Índia, Polinésia e da Malásia. Entretanto, as duas versões são da mesma família porém, diferentes. No entanto, a árvore fêmea tem as folhas bem mais fina e delicada, ja o macho as folhas são mais largas e robusto. Esse arbusto o crescimento é lentamente e pode atingir até 5 metros de altura com o passar de muitos anos. Portanto se quer cultivar um abusto de crescimento rápido a árvore-da-felicidade não é uma boa opção.
Traz alegria, sorte e boas energias?
Segundo uma lenda japonesa, muitos costumam cultivar a árvore da felicidade por acreditar que ela traz alegria e boas energias para o ambiente onde é feito o seu cultivo. Acreditam também que ela é mágica e que traz realizações para aqueles que passam por ela. Se é verdade ou não, o que se sabe é que esse arbusto é incrível na decoração do ambiente e a mesma necessita de poucos cuidados. Ah! O próprio galho da árvore-da-felicidade pode formar uma muda e ser plantada em um outro vaso. Então, quando fazer a poda reaproveite os galhos. A seguir explico como formar a muda.

como formar a muda da árvore-da-felicidade?
É bem simples. A princípio, basta cortar um galho da própria árvore. desde que ele esteja em boa condição. O galho não pode estar com as folhas amareladas pra que tenha bons resultados. A seguir, só inserir ele em uma terra adubada, essa terra não pode estar encharcada pra não acontecer do galho apodrecer. lembrando que o vaso deve estar na sombra! Por fim, só aguardar o galho enraizar pra formar a muda.
Quais os cuidados com a árvore-da-felicidade?
Por ser uma planta que geralmente Cultiva-se em ária interna, é muito importante ficar atento sobre a rega. Ela não tolera terra muito encharcada, por isso, recomenda-se fazer a regar duas a três vezes na semana, nada mais que isso. Sabe-se, que o excesso de água pode deixar as folhas amareladas, e com o passar do tempo essas folhas começam a cair e os galhos secarem. Então não pode correr esse risco. Além disso o seu cultivo deve ser feito em um abiente sombreado e que não receba luz solar diretamente.

Adubação da árvore-da-felicidade.
É necessário fazer a adubação ao menos a cada 60 dias com húmus de minhocas ou composto orgânico “esterco.” sendo assim a terra tende a estar 100% com os nutrientes que esse arbusto precisa pra ter um bom desenvolvimento. Portanto, vale lembrar. nunca usar os dois adubo juntos, (misturado). Deve usar um ou outro.
Esse arbusto tem o caule muito delicado; por isso recomenda-se amarrá-lo em uma estrutura de madeira, como por ex. Um cabo de vassoura. Dessa forma, a sua planta não vai correr o risco de se romper, ela vai crescer firme.

Quanto a poda; faça somente quando necessário, portanto sem exagero, corte somente os galhos que estiverem com as folhas amareladas, secas ou os galhos indesejáveis.
Veja também. Cycas revoluta